Entrevista sobre maquiagem com Patricia Sachs

Entrevista sobre maquiagem

Esta entrevista sobre maquiagem é muito especial, assim como as outras, porque se trata de uma grande amiga e conhecedora deste assunto, que é a Patricia Sachs. Ela tem um grupo bastante relevante, do qual eu participo. Fiz algumas perguntas e ela respondeu gentilmente. O resultado incrível e imperdível, você vê a seguir.

Entrevista sobre maquiagem com Patricia Sachs

Entrevista sobre maquiagem
Patricia Sachs

1 – Quando você descobriu que maquiagem era uma paixão e que poderia se transformar numa profissão?

Eu sempre gostei de maquiagem, usava mesmo que de leve, desde a adolescência. Mas a minha primeira real experiência com maquiagem foi durante o início da minha depressão, lá por volta do ano de 2012. Ela me ajudou nos meus piores dias. Além de se tornar um hobby que me fazia esquecer da minha condição, também levantava muito a minha autoestima. Não apenas por me sentir bonita depois, mas também por fazer eu me sentir capaz, desafiada por algo que eu não tinha muito conhecimento. Cada vez que eu via o resultado final no espelho, era uma mini conquista minha, um sentimento de autossuficiência – uma das coisas que a depressão tira de nós.

Quando percebi o bem danado que me fazia, decidi aplicar pra vida – não só na minha, mas em outras mulheres e, porque não, em homens também. Com isso, surgiu o meu blog Patricia Sachs e o meu contato incial com a profissão Maquiador. E foi quando busquei especialização, enquanto estive afastada do meu antigo emprego como publicitária. Já fazia mais de um ano de afastamento e decidi usar esse tempo ao meu favor, investindo em um curso que me fazia bem e um dos raros motivos que me fazia sair da cama.

Entrevista sobre maquiagem
Trabalho feito por Patricis Sachs

2 – Como foi começar nessa profissão? O que você acha que teria te ajudado muito ouvir no começo da profissão?

Foi desafiador. Trocar uma profissão que conhecia, que estava acostumada e já fazia bem, além de ser reconhecida, para ir de encontro com algo totalmente novo e diferente daquilo que planejei toda a vida, dá muito medo. Mas é recompensador demais.

A gente tem aquele preconceito com profissões voltadas às artes, por serem mais difíceis de ganhar rios de dinheiro. Mas, o conselho que teria me ajudado no início, eu diria que é: não tenha medo. Você terá muito sucesso em qualquer coisa que se dispor a fazer, se você fizer aquilo com 100% de amor e dedicação. Com amor e dedicação a gente vai muito longe, não importa qual profissão a gente escolher, porque a gente passa a ter prazer em pesquisar, varar noites estudando, acordar de madrugada para atravessar cidades pra atender uma cliente… Enfim, a gente se dedica muito mais àquilo que amamos, do que aquilo que é feito forçadamente. E quando nos dedicamos de verdade, o sucesso sempre vem.

Entrevista sobre maquiagem
Trabalho feito por Patricia Sachs

3 – O que você considera um marco na sua carreira? Aquele momento que mais fez diferença para você e que gostaria de destacar nesta entrevista.

Durante esse tipo de carreira, na qual trabalhamos com a autoestima do público, temos muitos pequenos momentos que marcam a nossa vida. Mas, particularmente, pra mim, o marco mesmo foi a minha apresentação de TCC ao final do curso de Maquiador no SENAC/SP.

Virei noites sem dormir para organizar a minha apresentação, que consistia em apresentar um tema de maquiagem, escolhido por mim mesma. Eu mesma montei todo o figurino, penteado, a máscara feita à mão e, claro, a maquiagem. A maquiagem não tinha a mesma qualidade que consigo alcançar hoje, pois eu ainda era iniciante na área, mas foi gratificante. Todos os professores elogiaram muito minha produção e, ao final da minha apresentação ao palco com a modelo, recebi aplausos calorosos. Parece um momento bobo e comum, mas foi ali que aconteceu o divisor de águas entre minha vida antes e depois da maquiagem. Foi ali que decidi por definitivo “é isso que quero fazer na minha vida”.

Entrevista sobre maquiagem
Patricia Sachs

4 – Que tipo de técnica de maquiagem ou produto você mais gosta e acha fundamental, tanto para automaquiagem quanto para fazer maquiagem em outras pessoas?

Pra mim, um bom corretivo é fundamental em qualquer necessaire. É ele que te dá aquela cara de “ryca”, pele impecável, mesmo sem nenhum outro produto. Sabe aquela cara de “acordei linda assim”? O principal responsável é o corretivo. Apenas camuflar as olheiras e aquela espinha que insiste em ficar, já faz maravilhas na autoestima e na aparência. Selando com um pó leve e uma máscara de cílios, pronto, já está lindíssima pra qualquer ocasião.

Entrevista sobre maquiagem
Trabalho feito por Patricia Sachs

5 – Você acha que existe espaço para mais profissionais no mercado ou sente que ele já está saturado? Como encara a entrada desses novos profissionais?

Com o avanço da era da informação, sugiram muitos blogs e, com eles, assuntos que agradam seus públicos – como maquiagem, looks do dia, fotos, etc. Isso com certeza popularizou, não só a profissão maquiador, como também a profissão stylist, fotógrafo, jornalista, escritor, e muitos outros. E, como tudo, essa popularização tem o lado ruim e o lado bom.

O lado bom é que nós, maquiadores, por causa dessa popularização da profissão, temos hoje mais fácil acesso à informações, técnicas, tendências, produtos, resenhas, e até cursos e palestras, como aqui no Help da Beleza, por exemplo. Quando antes tínhamos disponíveis somente cursos caríssimos e escassos no Brasil. Também temos maior acesso a produtos que antes não tínhamos e, devido à popularização dos mesmos, estão sendo trazidos para o Brasil. E até surgiram novos vendedores que importam produtos que só poderíamos ter se viajássemos para os EUA.

O lado ruim é que qualquer um pode usar o Google e ter o mesmo fácil acesso a essas informações. Alguns, depois de alguns parcos vídeos-tutoriais, se autodenominam profissionais reais quando, na verdade, ainda possuem uma longa estrada de aprendizados essenciais pela frente. Isso satura, desvaloriza e futiliza a área. Entretanto, na minha visão, podemos sim usar tudo isso ao nosso favor, até mesmo o “lado ruim”, como por exemplo, criarmos nosso próprio blog de beleza e crescermos junto com eles. Então, não, eu não acho que seja de total ruim. Acho que, como tudo na vida, sempre há algo bom pra se tirar daquilo, crescer e se adaptar.

Entrevista sobre maquiagem
Patricia Sachs

6 – Aqui no Help de Beleza acreditamos que maquiagem é muito mais do que “se pintar”. Como você encara a maquiagem, indo além do conceito básico de embelezamento?

Sei que a maquiagem, para muitos, é vista de uma forma negativa, principalmente quando usada em excesso. As pessoas acham que é um tipo de máscara para nossas imperfeições. Já eu acho isso uma visão tremendamente equivocada. Maquiagem não é uma máscara e sim uma expressão. É se tornar quem você sente que realmente é por dentro. É exteriorizar sua personalidade única. E se quem você sente que é por dentro for uma drag queen ou a básica das básicas, não tem problema. Cada pessoa tem suas particularidades, e é isso que as torna tão bonitas e interessantes.

Com isso, é importante também compreender que o “bonito” é algo bastante complexo, e não deve seguir um padrão de regras simplistas universais. Não deveríamos nos tornar uma versão perfeita de um protótipo criado em massa. Beleza não é entidade física e não deve ser aplicada coletivamente, “DNA’mente”, em cada ser, como um cálculo matemático com apenas um só resultado certo. O diferente pode sim ser bonito, assim como o comum também.

Enfim, poder ser, unicamente, você mesma e ter poder em mãos de exteriorizar isso – essa é a visão que eu tenho sobre a maquiagem. Por isso, sou contra quando maquiadores dizem que maquiagem deve ser assim ou assado. Não. Maquiagem é arte e expressão, deve ser libertária e não repreensiva. Libertem-se!

Entrevista sobre maquiagem
Trabalho feito por Patricia Sachs

7 – Você tem um site muito completo e com bastante conteúdo relevante de maquiagem, além de um grupo do Facebook. O que você acha que falta para os veículos, principalmente online, como blogs, sites e canais do youtube, para levar um conteúdo de qualidade e com informação pesquisada e verossímil?

Eu criei o blog e o grupo Tudo sobre Maquiagem para compartilhamento de informações, tendências, indicações de produtos, inspirações e troca de aprendizados relacionados à maquiagem e ao mundo da beleza. Um dos principais motivos do qual criei esses canais, foi pelo escasso conteúdo realmente útil que eu raramente conseguia encontrar na internet. São poucos os blogs e sites que abordam os assuntos de modo único, profissional e didático, destinado ao real aprendizado. A maioria apenas copia, de forma preguiçosa, conteúdos de outros blogs e canais, criando assim uma rede de informações igualmente escassas.

Eu acho que isso é algo a ser trabalhado e melhorado. E decidi mudar isso começando por mim mesma. Usando dos meus próprios conhecimentos e passando para frente, criando conteúdo de fácil entendimento, de modo a ajudar tanto profissionais da área de beleza, quanto o público geral.

Entrevista sobre maquiagem
Patricia Sachs

8 – Qual trabalho seu você considera ser o que fala mais alto? O de maquiadora, publicitária ou blogueira?

Na minha perspectiva, eu enxergo todas essas áreas de forma bem ramificada. Quando publicitária, eu faço a parte artística da coisa, mais precisamente a área de design gráfico, com cores, formas e também um pouco de marketing. No blog, eu cuido, além dessa parte de publicidade/design, também da área de redação e produção de conteúdo, que é gerado a partir dos meus conhecimentos como maquiadora. E juntando tudo isto, uni o útil ao agradável.

Todas essas áreas, de certa forma, contribuíram para que eu me tornasse uma profissional melhor e completa. A publicidade já foi uma área de grande paixão pra mim, mas hoje, a que fala mais alto é a maquiagem. Ela é, digamos, o centro de todas essas ramificações.

Entrevista sobre maquiagem
Trabalho feito por Patricia Sachs

9 – Você indica sites, livros, revistas ou qualquer fonte de conteúdo para quem gosta de maquiagem?

Para profissionais de maquiagem e da área de beleza, indico os site Tudo sobre Make, que aborda dicas e tendências de maquiagem. O Carreira Beauty, que é uma plataforma completa para profissionais de beleza, além de fazer um perfil com portfólio só seu, ainda disponibiliza vagas de emprego na área. O Viva Beleza com conteúdos para profissionais de beleza. E o site Administradores que possui um conteúdo bastante bacana para quem sonha em ter o próprio atelier ou espaço.

Já para o público geral mesmo, eu indico blogs e maquiadores que abordam esses conteúdos de forma das descontraída mas ainda profissional, como o 2Beauty da Marina Smith, que produz resenhas de produtos de altíssima qualidade, de forma honesta e sincera. O canal da maquiadora das celebridades gringas, Lisa Eldridge, que precisa saber um pouco de inglês, mas o conteúdo é incrível. O canal do maquiador também gringo, Jordan Liberty. Como inspiração, o Instagram da Regina, mais conhecida como Picturresque, faz maquiagens lindíssimas. E por último mas não menos importante, o canal e Instagram da talentosíssima maquiadora sueca, Linda Hallbergs.

Links dos sites indicados
Tudo Sobre Make
Carreira Beauty
Viva Beleza
Administradores
2beauty
Lisa Eldridge
Jordan Liberty
Instagram da Regina
Instagram de Linda Hallbergs

Entrevista sobre maquiagem
Patricia Sachs

10 – O que você considera fundamental para quem quer aprender a se maquiar ou até para quem quer ser profissional e está lendo esta entrevista sobre maquiagem?

É fundamental entender que cada rosto é diferente. Nem tudo que se aplica a uma pessoa, necessariamente, aplica-se a você, também. Vou usar como um grande exemplo: a técnica de contorno facial. Vemos todo mundo usando os mesmos formatos, igualmente reproduzidos, em todos os rostos. Mas o que passa (quase) sempre despercebido, é que nem todo rosto precisa desse mesmo contorno. Um rosto fino, por exemplo, não precisa ficar ainda mais fino, escurecendo as bochechas. Um rosto com uma testa pequena, também não precisa que ela seja ainda mais diminuída escurecendo ela próximo à raiz dos cabelos… Na verdade, ela deveria ser iluminada para protuberar. E por aí vai.

Então, eu acho que esse é o ponto mais importante, tanto na maquiagem profissional, quanto na automaquiagem: entender que cada rosto possui características únicas e deve ser estudado, separadamente, antes de decidir quais técnicas devem ser ou não aplicadas.

Entrevista sobre maquiagem
Trabalho feito por Patricia Sachs

11 – Para finalizar esta entrevista sobre maquiagem, você acha que eu não perguntei alguma coisa que gostaria de falar? Fique à vontade!

Gostaria de agradecer muitíssimo a você, Cris, por esse convite para falar mais sobre mim e a profissão maquiador. É sempre um prazer! Adoro o seu blog e o seu canal, você é uma profissional exemplar e te admiro bastante.

Pra finalizar, eu gostaria de convidar vocês para conhecerem mais o meu trabalho na minha fanpage e no meu Instagram, além de conhecer o meu blog onde abordo todos os assuntos relacionados à beleza e também o grupo Tudo Sobre Maquiagem no Facebook, onde compartilhamos dicas maras sobre make. Novamente, à Cris, obrigadíssima pela oportunidade, você é uma querida! Beijos à todos!

Entrevista sobre maquiagem
Patricia Sachs

Bom, essas foram as palavras da, querida, Patricia Sachs.

Convidei a Patricia pois sei que ela faz um trabalho sério, estuda muito sobre o assunto e tem muito carinho e dedicação em cada detalhe do seu trabalho (se verem qualquer conteúdo do seu site isso fica muito claro).

É uma honra para mim poder contar com a participação de uma profissional tão responsável e com um trabalho tão impecável, aqui no helpdebeleza.com. Ela faz parte de um seleto grupo de profissionais que leva a profissão a sério, em todos os seus aspectos, seja no trabalho de maquiar ou de divulgação sobre maquiagem. Com certeza uma pessoa que vale a pena acompanhar! 🙂

E muito obrigada, Patricia, por ter dedicado tempo para essa entrevista e ter passado tanta informação relevante para as pessoas.

Espero que você tenha gostado, tanto quanto eu, desta entrevista sobre maquiagem. 🙂

Um grande beijo!

aprenda-como-se-maquiar-mesmo-com-poucos-produtos-2

Entrevista sobre maquiagem com Patricia Sachs
5 (100%) 3 votes

Você também vai gostar:

2 Comentários

  1. Muito feliz em ter a oportunidade de falar aqui no Help da Beleza, cada pergunta foi respondida com muito carinho. Espero que todos tenham gostado de me conhecer um pouquinho melhor, conhecer melhor a profissão Maquiador e que o conteúdo tenha agregado bastante!

    E um parabéns especial à você, Cris! Pelo blog, pelo canal, pelo sucesso. Volto a falar que você é uma profissional exemplar e muito querida pra mim. Super beijo e um abraço de urso! <3

    1. A oportunidade é, na verdade, uma honra pra mim. Por isso, quero te agradecer por ter aceitado este convite, do fundo do coração. Eu senti muito carinho e respeito com as leitoras em cada resposta sua. A sinceridade que imprimiu nas respostas só me faz sentir gratidão, em nome de todas as leitoras do Help de Beleza.

      Tenho certeza de que todas adoraram conhecer um pouco mais da Patricia Sachs e espero que continuem conhecendo esta excelente pessoa e profissional.

      Sinto-me honrada em saber de sua admiração pelo meu trabalho. Tento fazer tudo com muito empenho, carinho e coração. Obrigada, obrigada e obrigada, Patricia. As portas sempre estarão abertas pra você.

      Um grande abraço de urso. 🙂